22/04/2024

Como impermeabilizar piscina de concreto

            Como impermeabilizar piscina de concreto é uma das perguntas que nossa equipe técnica recebe com frequência. Neste artigo, vamos explicar qual o método mais eficiente e econômico no longo prazo. No entanto, vale destacar que existem diversas formas de construção de piscinas de concreto e, nesse aspecto, um bom projeto é indispensável. Esse será nosso ponto de partida.

 As piscinas de concreto podem ser executadas no quintal das casas, simplesmente apoiadas, semi-enterradas ou enterradas. Mais ainda, elas podem ser executadas em varandas suspensas. Além disso, existe a possibilidade de execução mista: parte apoiada no solo e parte apoiada sobre uma estrutura. Isso depende de cada projeto de arquitetura.

Imagem mostra piscina do Hotel Taua, em Atibaia, São Paulo.

            Contudo, há algo comum a todos os métodos: as piscinas de concreto devem ser muito bem calculadas pelo engenheiro estrutural. Com o trabalho deste profissional, podemos evitar deformações excessivas. Afinal, essas deformações podem gerar fissuras ativas e, consequentemente, vazamentos e infiltrações. Ou seja, o sucesso da impermeabilização de piscina de concreto começa no projeto.

            Deve-se analisar muito bem o perfil geológico e a altura do lençol freático para que a estrutura da piscina fique estável. Principalmente, porque devemos considerar que há casos em que a água chega a levantar a estrutura da piscina. Isso acontece se o projeto não levar em consideração os aspectos de fundação. Portanto, é fundamental o acompanhamento de um engenheiro, pois garantirá a execução correta do projeto.

Método de impermeabilização de piscinas de concreto

            O método mais utilizado atualmente para impermeabilização de piscina de concreto consiste na aplicação de um sistema de impermeabilização já incorporado no concreto da piscina. Em outras palavras, uma vez concluída a estrutura de concreto, não é necessário aplicar mais nenhum impermeabilizante. Por isso, nossa metodologia oferece diversos benefícios.

No longo prazo, impermeabilizar piscinas de concreto com o sistema Penetron oferece ganhos em eficiência, rapidez e economia. Na verdade, conseguimos aumentar a durabilidade do concreto da piscina e diminuir a necessidade de manutenções e reparos. Mais ainda, ganhamos agilidade na execução do projeto e, ao mesmo tempo, diminuímos a utilização de mão de obra, se comparado com sistemas antigos de impermeabilização.

Como é feito isso? Deve ser sua pergunta. Todo o concreto da laje e paredes é impermeabilizado com o aditivo autocicatrizante PENETRON ADMIX durante o preparo do concreto na obra. Por outro lado, o concreto também pode vir de uma usina para a obra já com o PENETRON ADMIX misturado. Em ambos os casos, o processo de construção se torna muito mais rápido e prático.

Mas é preciso ainda alguns cuidados para garantir a estanqueidade da piscina: selar as juntas de concretagem e tubulações.

Como impermeabilizar as juntas de concretagem e tubulações?  

Entre as etapas de concretagem entre a laje e a parede, por exemplo, deve-se instalar um componente de selamento como a fita expansiva PENEBAR SW. Antes de fechar a fôrma da parede, instala-se a PENEBAR SW no eixo da parede ou, no mínimo, a 5cm da face do concreto. Depois da instalação, fecha-se a fôrma para concretagem. Assim, é recomendado concretar o quanto antes.

Do mesmo modo, há passagens de tubulações pela laje e parede como ralos, difusores, iluminação, alimentação de água. A PENEBAR SW também pode ser utilizada para realizar esse selamento entre o PVC da tubulação e o grauteamento. Deve-se seguir também a distância mínima de 5cm da face do concreto ou instalar no eixo da parede. Nesse caso, a PENEBAR SW é colada ao redor da tubulação. Veja a imagem abaixo.

Imagem mostra o método de impermeabilização de piscinas

Outro elemento a ser tratado é o furo de travamento das fôrmas. Se não forem tratados ou se utilizar uma argamassa simples, a água pode vazar. Ou seja, para esse tratamento, deve-se preencher com a argamassa reparo autocicatrizante PENECRETE MORTAR <

>. Aplicado esse método e seguindo corretamente as especificações técnicas dos produtos, é hora de testar a construção.

Testando a estanqueidade da piscina de concreto

Por fim, realiza-se o teste de estanqueidade. Mas, antes do teste, é importante consultar o engenheiro para ter certeza que o concreto atingiu a resistência necessária para suportar a pressão. Ao mesmo tempo que o teste é realizado, a água irá ativar as reações químicas do PENETRON ADMIX, tornando sua piscina autocicatrizante, impermeabilizada e protegida por décadas!

Vantagens desse sistema: 

●              Impermeabiliza à pressão positiva da água da piscina;

●              Impermeabiliza à pressão negativa da água do solo;

●              Não necessita de regularização - pode-se instalar a cerâmica ou outro revestimento diretamente sobre o concreto;

●              Resiste aos elementos químicos utilizados no tratamento da água como cloro e sulfato;

●              Maior durabilidade – o concreto fica mais resistente à água ao longo do tempo devido às reações de autocicatrização.

            Pronto. Sua piscina está impermeabilizada, protegida e com durabilidade para garantir a diversão e segurança dos usuários. Para conhecer alguns dos nossos cases de piscinas ou para informações de dosagem, consumo, aplicação e segurança nas fichas técnica dos produtos, acesse www.penetron.com.br. Ou mande uma mensagem no nosso WhatsApp!

  • Por: R$ 1.863,68
    Comprar

    PENEBAR SW-55 TIPO A - CAIXA COM 30 M

    A Penebar SW-55 tipo A é uma fita hidroexpansiva, hidrofílica para selamento de junta de concreto que se expande rápido ao ser exposta a água. Saiba mais.

  • Por: R$ 821,75
    Comprar

    PENETRON ADMIX - SACO 18 KG

    O Penetron Admix é um aditivo impermeabilizante para concreto. É o único no mundo que reúne as tecnologias Penetron de autocicatrização e rastreador químico.