Parque do Pontal: estruturas estanques e eventos climático extremos
Com os recentes eventos climáticos extremos climático no Rio Grande do Sul, tornou-se mais evidente a importância das discussões a respeito da impermeabilização e proteção do concreto por meio da tecnologia autocicatrizante para promover a durabilidade das estruturas. Nesse sentido, o Parque do Pontal, em Porto Alegre, é um exemplo de case da Penetron no qual se exemplifica a importância das estruturas estanques no enfrentamento das mudanças climáticas.
O Parque do Pontal é um projeto que foi concebido para a utilização do método White Tank de estruturas estanques da Penetron. Além disso, construiu-se 20.000 m2 de subsolo abaixo do Rio Guaíba. Mais ainda, em 2023, a estrutura do Parque do Pontal suportou a maior inundação da região desde a década de 60 até a época. Até o momento, a estrutura continua estanque e protegida, mesmo diante dos eventos climáticos extremos recentes.
As empresas Melnick Even e BMPar venceram a concorrência realizada em 2018 para construção deste complexo multiuso. A área conta com shopping center, hotel Hilton, centro de eventos, salas comerciais, consultórios médicos e uma área externa de parque público com diversas atrações. Além de fornecer as soluções em termos de produtos, a Penetron Brasil também ofereceu consultoria para o projeto com o objetivo de alcançar os melhores resultados possíveis. E a execução foi um sucesso.
Cláudio Ourives, engenheiro e CEO da Penetron Brasil, ressalta que o Parque do Pontal se tornou um case internacional da Penetron devido ao tamanho e à complexidade do projeto. “Durante a fase de projeto realizou-se ajustes estruturais pela ATP (Análise Técnica de Projeto) para viabilizar a remoção de bombeamento frequente do lençol freático e utilização da estrutura como elemento de estanqueidade para o subsolo. Essa estanqueidade total promovida pelo sistema White Tank é uma tendência global pela eficiência e economia no longo prazo”, explica.
Soluções do sistema White Tank aplicadas no projeto Parque do Pontal
Construiu-se o subsolo duplo em cortinas moldadas in loco com 6.000 m² e laje de subpressão com 20.000 m² com profundidade de 6 metros abaixo do nível do Rio Guaíba. Para atingir a estanqueidade do subsolo duplo com 20.000 m², utilizou Penetron Admix, Penebar SW-55 Tipos A e B, Penebar SW-45, Penebar Primer, Penetron, Penecrete Mortar e WaterPlug.
O sistema White Tank utiliza a própria estrutura de concreto como elemento de estanqueidade. Antes de tudo, adiciona-se o autocicatrizante Penetron Admix no concreto, perfis hidroexpansivos Penebar SW nas juntas de concretagem e insertes. Em seguida, aplicou-se as argamassas autocicatrizantes Penetron e Penecrete Mortar nos pontos de travamento da fôrma e fissuras passivas ˃ 0,5 mm.
Por fim, após os ajustes de detalhamentos, planejamento e acompanhamento de todos os envolvidos, obteve-se um excelente resultado. Logo, comprovou-se a eficiência do sistema White Tank pela estanqueidade nível 1 do subsolo e, principalmente, a característica resiliente das soluções Penetron para se adaptar aos desafios das mudanças climáticas em nível global.
-
PENETRON ADMIX - BALDE 18 KG
O Penetron Admix é um aditivo impermeabilizante para concreto. É o único no mundo que reúne as tecnologias Penetron de autocicatrização e rastreador químico.
-
PENEBAR SW-55 TIPO A - CAIXA COM 30 M
A Penebar SW-55 tipo A é uma fita hidroexpansiva, hidrofílica para selamento de junta de concreto que se expande rápido ao ser exposta a água. Saiba mais.
-
PENETRON BALDE 25 KG
O Penetron é um material de impermeabilização por cristalização integral com autocicatrização permanente. O produto é aplicado por pintura. Saiba mais aqui.